• engajesite

Geração Millennials e os efeitos da reputação digital


Se você utiliza a internet com frequência, provavelmente, já ouviu falar nos Millennials, não é mesmo? É muito importante que você se familiarize com esse termo, visto que ele pode afetar a sua reputação.


Neste post, você entenderá melhor quem são os Millennials, quais as suas principais características e como eles podem afetar a reputação da sua organização, principalmente no meio digital.

Continue a leitura!

Quem são os Millennials?

Millennials é o termo utilizado para nomear as pessoas que nasceram entre os anos de 1981 e 1995. Esse grupo também pode ser conhecido como “geração dos nativos digitais” ou “geração Y”.


Geração Y, Geração Z, Geração X… Todos esses termos se referem a grupos diferentes. Mas a que se refere, de fato, cada um deles? Uma geração se caracteriza pelo agrupamento de pessoas que nasceram em uma mesma época, compartilhando os mesmos eventos sociais, culturais e políticos.


Basicamente, as pessoas que fazem parte da Millennials nasceram em um mesmo contexto, por conta disso, cresceram tendo as mesmas influências e compartilhando características em comum.


Entender quem são os Millennials e quais as suas principais características o ajudará a cativar esse público (algo que falaremos melhor ao longo do texto), além de ser um conhecimento que pode se tornar uma vantagem competitiva em sua área.

Quais as suas principais características?

Até aqui, você entendeu um pouco mais sobre o que são os Millennials, consumidores dos mais diversos modelos de negócios, e como se forma uma geração. Agora, está na hora de entender as características que fazem desse grupo tão único.


  • Buscam segurança financeira;

  • Querem reconhecimento profissional;

  • São empoderados.


Entenda mais cada uma dessas características a seguir:

Buscam segurança financeira

A geração anterior dos Millennials, conhecida como “geração X” ou “Baby Boomers”, veio de um contexto sociopolítico conturbado. Por conta disso, a geração seguinte nutriu uma preocupação maior com a segurança financeira.

Querem reconhecimento profissional

Uma das maneiras de garantir essa segurança é por meio do trabalho. Os Millennials querem ter um reconhecimento maior em suas funções, principalmente porque foram incentivados a ter ambição profissional.

São empoderados

A geração Y teve um crescimento baseado em uma pressão familiar, por conta disso, sempre buscou se tornar empoderada e conseguir os melhores empregos, que pudessem oferecer os melhores resultados.

Buscam novas experiências

Em vez de comprar o carro do ano e uma casa luxuosa, os Millennials querem gastar seu dinheiro com experiências, como viagens, eventos e shows. Além disso, eles se mostram muito engajados em causas sociais.

Têm uma boa relação com a tecnologia

Durante o crescimento da geração Y, esse público pôde ter contato com novas tecnologias, sobretudo os computadores e a internet. Por isso, é uma geração conectada e utiliza a internet para diversos fins, como comprar. Além disso, ela está sempre buscando aprender mais sobre as novidades tecnológicas.

Quais as diferenças entre os Millennials e a geração Z?

Outra geração que está dando o que falar é a Geração Z, que compreende os nascidos entre os anos de 1995 e 2010. Apesar de serem gerações próximas, elas contam com algumas diferenças.


  • Relação com a tecnologia;

  • Flexibilidade profissional;

  • Propósito.


Continue a leitura para saber mais!

Relação com a tecnologia

Os Millennials foram as primeiras pessoas que tiveram contato com a internet, porém ela ainda não estava tão atrelada à vivência da geração, como foi com a geração Z. Por conta disso, muitos jovens não sabem diferenciar o mundo digital do mundo real.

Flexibilidade profissional

A geração Y já buscava maior flexibilidade na vida profissional, uma vez que queria ter um equilíbrio melhor entre a vida pessoal e profissional, porém sem deixar o seu empoderamento de lado.


Porém, a geração Z continua nessa busca, mas de uma maneira mais cautelosa e ambiciosa. Além de um trabalho que não ocupa tanto o seu tempo, essa geração também quer bons salários para custear um bom estilo de vida.


Propósito

Ambas as gerações apresentam o idealismo e a qualidade de vida como propósitos, porém a geração Z se mostra mais cuidadosa em relação a como alcançar isso. Ela quer atuar e se relacionar com marcas que permitam essa liberdade e, ao mesmo tempo, estejam alinhadas com os seus valores.

Quais os efeitos dos Millennials na reputação digital?

Os Millennials são uma geração que utiliza as mídias sociais e a internet para interagir com as marcas. Por isso, a reputação digital acaba sendo um divisor de águas para conquistar um cliente dessa geração.


Essa geração está muito preocupada com a “procedência” que as empresas apresentam e ela sabe que a internet é uma ótima maneira de pesquisar sobre as organizações e saber se os produtos ou serviços oferecidos são confiáveis.


As instituições que se mostram seguras acabam ganhando uma boa reputação com os Millennials, o que pode resultar em um alto número de likes, comentários positivos e seguidores nas redes sociais.


Porém, as empresas que não estão oferecendo praticidade ou, até mesmo, apresentam problemas no que comercializam, podem ter uma reputação negativa na internet e, consequentemente, ter efeitos negativos em sua imagem.

Como atrair Millennials para o seu negócio?

Os consumidores Millennials são uma das parcelas mais expressivas de consumidores da atualidade. Por conta disso, é preciso investir em estratégias para atrair o seu público para o seu negócio.


  • Busque criar experiências;

  • Saiba o que eles procuram;

  • Apoie as mesmas causas que eles.


Quer saber como colocar cada uma dessas estratégias em prática? Então, continue a leitura!

Busque criar experiências

Os millennials esperam que as instituições consigam oferecer uma boa experiência ao cliente, deixando um pouco de lado os bens materiais. Assim, vale a pena apostar em eventos que promovam esse contato diferente da marca com o público, indo além dos produtos e serviços que oferecem.

Saiba o que eles procuram

Também vale a pena pesquisar quais os objetivos, ideais e metas que a parcela do seu público que faz parte dessa geração almeja. Dessa forma, o seu negócio conseguirá adaptar não só os seus produtos e serviços mas também o seu ambiente de trabalho, atraindo talentos.

Apoie as mesmas causas que eles

A geração Y se mostra engajada ambiental e socialmente. Por conta disso, é interessante que as organizações se mostrem apoiadoras dessa mesma causa e que, principalmente, façam isso de maneira transparente.

Quais as melhores formas de garantir uma boa reputação interna com os Millennials?

Tão necessário quanto atrair consumidores Millennials é garantir que os seus colaboradores dessa geração também estejam engajados com a marca, uma vez que isso também pode afetar a reputação da organização.

Ouça a equipe

A geração Y é inovadora e quer fazer a diferença nas empresas, porém é importante que ela seja ouvida e tenha espaço para trazer suas ideias. Deixe que ela participe das decisões do negócio e traga suas soluções.

Evite contrariá-los

As lideranças devem evitar falar de maneira incisiva que os jovens dessa geração estão errados, mas, sim, buscar, por meio de questionamentos, fazer com que eles reflitam, de maneira mais aprofundada, sobre suas ideias.

Invista em objetividade

Evite fazer rodeios com os Millennials: busque ser direto na comunicação interna, para diminuir os riscos de dúvidas e mal-entendidos. Quanto melhor a comunicação, melhor eles trabalharão.


Resumindo: os Millennials estão bastante conectados na internet, fazendo pesquisas online e buscando prova social para ganhar confiança nas instituições. Organizações bem-vistas terão um engajamento positivo nas redes socais, mas uma má imagem poderá resultar em muitas críticas.


E então? Conseguiu entender como a geração Millennials pode causar grandes efeitos na reputação digital da sua empresa? Agora, é hora de começar a investir em atrair essa geração!


1 visualização0 comentário