• engajesite

Importância das questões sociais e ambientais para sua marca


As questões sociais e ambientais estão em alta. Elas não ditam apenas as conversas na internet, mas também influenciam o relacionamento que os usuários têm com as marcas, causando, até mesmo, o seu encerramento.


Neste post, explicaremos qual o impacto que a responsabilidade social causa nas empresas, como isso pode afetar a reputação da organização e como elaborar uma estratégia de sustentabilidade corporativa eficiente.


Quer conferir tudo isso? Então, continue a leitura!

O impacto da responsabilidade social

Ter (ou não ter) responsabilidade social pode afetar consideravelmente e de muitas maneiras uma instituição. Uma das mais expressivas é atender às expectativas do público: de acordo com uma pesquisa feita pelo Ipsos, 78% dos consumidores esperam que as empresas contribuam mais em causas.


As pessoas não querem formar parcerias ou se tornarem consumidores de marcas que não tenham os mesmos valores que elas, então, buscam estreitar relações com aquelas que mostram apoiar causas sociais e ambientais.


Segundo o relatório Edelman Trust Barometer 2022, 63% dos brasileiros compram ou defendem marcas com base em seus valores e crenças. Assim, trabalhar a responsabilidade social da sua instituição pode ser um caminho para conquistar o público.

Questões sociais e ambientais x reputação

Fazer a sua empresa abordar questões sociais e ambientais também pode afetar a sua reputação. As organizações que se mostram inclinadas a defender minorias ou que modificam seus produtos/serviços visando a um menor impacto ambiental são muito bem-vistas.


Afinal, a atual geração está mais preocupada com o modo como a população está cuidando do planeta e promovendo o bem-estar social, dessa forma, querem que as marcas também façam a sua parte, principalmente por conta do alcance e responsabilidade que muitas carregam.


Ao mesmo tempo, não iniciar conversas (internas ou externas) na instituição sobre esses assuntos pode afetar negativamente a sua reputação. Como exemplo, existem perfis na internet dedicados a expor as marcas que oferecem produtos que ainda testam em animais, fazendo com que muitos consumidores consumam apenas de organizações “cruelty free”.

Como criar uma estratégia de posicionamento social e ambiental?

Até aqui, você entendeu quais os impactos que a responsabilidade social e ambiental podem trazer para o seu negócio e como isso também pode afetar a reputação da sua marca. Agora, entenda como elaborar uma estratégia para trabalhar essas questões sociais e ambientais:


  • Identifique os valores da organização;

  • Conheça o seu público-alvo;

  • Não se esqueça dos seus diferenciais.


Entenda melhor cada um desses tópicos:

Identifique os valores da organização

Em primeiro lugar, é preciso identificar quais são os valores que a sua empresa já tem e como eles podem conversar com esse direcionamento social e ambiental que será defendido pela marca de maneira mais incisiva.

Conheça o seu público-alvo

Tão importante quanto conhecer os seus próprios valores é saber se o seu público-alvo também compartilha dos mesmos posicionamentos. Afinal, corre-se o risco de você defender uma pauta que não seja tão necessária assim para os seus consumidores.


Não se esqueça dos seus diferenciais

Será que o seu negócio já não conta como diferencial que poderia ser melhor explorado? Alguns exemplos: ter produtos que não agridam o meio ambiente ou uma porcentagem expressiva de minorias que fazem parte da sua equipe.

Como inovar por meio da responsabilidade socioambiental na sua instituição?

Após criar a sua estratégia para começar o seu posicionamento de marca em relação a valores sociais e ambientais, está na hora de colocar essas mudanças em prática! Veja, abaixo, algumas dicas:


  • Seja transparente com os dados;

  • Escute a equipe;

  • Engaje suas lideranças.


Quer saber como colocar essas dicas em prática? Veja a seguir:

Seja transparente com os dados

É muito importante evitar tomar posicionamentos apenas baseando-se em achismos: colete dados que comprovem o interesse coletivo e benefícios adquiridos pela empresa ao tomar certo posicionamento, além de deixar essas informações transparentes para toda a instituição.

Escute a equipe

Além de escutar o que o seu público espera da empresa, também é interessante ouvir o que os seus próprios colaboradores têm a dizer. Afinal, você pode oferecer insights valiosos sobre como trabalhar questões sociais e ambientais na instituição de maneira alcançável e que traga resultados, de fato.

Engaje suas lideranças

É importante que a sua organização conte com pessoas que possam transmitir esses valores, incentivando estratégias que trabalhem questões ambientais e sociais internamente e externamente. Essas pessoas são as suas lideranças, que precisam estar engajadas com essas causas e, consequentemente, também engajar as suas respectivas equipes.

Empresas que foram beneficiadas com o posicionamento de marca

No mercado, temos exemplos de instituições que entenderam a importância de abordar questões ambientais e sociais para melhorar a sua reputação e criar conexão com seu público:


  • Natura;

  • Unilever.


Conheça um pouco mais o trabalho dessas marcas:

Natura

A Natura ocupa a segunda posição do ranking de empresas mais diversas em todo o mundo. Além disso, mais de 6% do seu quadro de funcionários é formado por PCDs (Pessoas com Deficiência).

Unilever

A Unilever é um dos principais nomes quando falamos de empresas sustentáveis. O negócio se comprometeu a realizar o melhor manejo de recursos hídricos, além de oferecer um tratamento correto para resíduos.


Resumindo: abordar questões sociais e ambientais é uma maneira de as marcas alinharem seus valores com os do seu público, uma vez que este se tornou um fator relevante para as pessoas se tornarem consumidoras.


E então? Conseguiu entender qual a importância das questões sociais e ambientais para sua marca? É necessário que a organização invista em divulgar e viver de maneira a respeitar a diversidade e ter responsabilidade ambiental.


Quer conferir mais conteúdos interessantes como este? Então, assine a nossa newsletter e não perca as nossas novas publicações!


Assine a nossa newsletter!


4 visualizações0 comentário