• engajesite

Mídia espontânea: como conquistar espaços nesse meio?


Da mesma forma que muitas empresas pagam para aparecer na televisão e em revistas por meio de propagandas, elas também buscam trabalho das assessorias de imprensa para conseguir mídia espontânea.


Neste post, você verá os principais exemplos de mídia espontânea, como obtê-la e quais os seus impactos na reputação de uma instituição, garantindo um crescimento efetivo da imagem da organização. Continue a leitura para conferir tudo isso!

Quais são os exemplos de mídia espontânea?

Quais são os tipos de mídia espontânea que existem e que podem ser utilizados pelas empresas para alavancar a sua a reputação e imagem? Veja, a seguir, alguns dos principais exemplos:

Cobertura de eventos da instituição

A assessoria de imprensa da empresa pode fazer a sugestão de pauta da cobertura de eventos realizados pelo seu cliente. Assim, os jornais e mídias que se interessarem poderão participar do evento e fazer entrevistas.

Criação de matérias sobre o negócio

Outro tipo de mídia espontânea que pode ser utilizada é a criação de matérias sobre a organização. A assessoria faz o envio de press releases para aqueles jornais ou canais que possam ter afinidade com o assunto a ser falado.

Receber reviews e recomendações positivas

Com a popularização da internet, surgiu um novo tipo de mídia espontânea: as reviews e recomendações positivas feitas por influenciadores ou pelo próprio público, que, gratuitamente, realiza divulgação da instituição e dos seus produtos e serviços.

Quais as 5 formas de obter mídia espontânea?

Tão importante quanto conhecer os tipos de mídia espontânea é entender quais são as melhores maneiras de obter esse tipo de exposição. A seguir, veja as 5 principais formas de fazer isso:

Conectar-se com influenciadores, jornalistas e comunicadores

O primeiro passo para conseguir mídia espontânea é começar a fazer contato com influenciadores, jornalistas e comunicadores. Afinal, são essas pessoas que farão a ponte entre a sua empresa e os veículos de comunicação.

Criar conteúdo relevante

A internet pode ser uma grande aliada no ganho de imagem da sua instituição, bem como na obtenção de mídia espontânea. Por isso, produza conteúdo relevante nas redes sociais da empresa.

Ter porta-vozes

Escolha a pessoa responsável por fazer essa ligação entre a empresa e os veículos de comunicação, além de investir em media training para que ela possa se portar corretamente durante as entrevistas e coletivas de imprensa.

Superar as expectativas dos consumidores

Os próprios clientes podem ser grandes promotores da sua marca, mas para isso acontecer, é necessário que a sua organização consiga superar as suas expectativas, tanto relacionadas ao entendimento que ela recebeu quanto do próprio produto e/ou serviço que ela adquiriu.

Interagir nas redes sociais

Seguindo a linha da dica anterior, a interação nas redes sociais também fará toda a diferença para superar as expectativas do seu público, enquanto gera uma proximidade entre instituição e consumidor.

Como conseguir mídia espontânea para sua marca?

Até aqui, você conheceu alguns exemplos de mídia espontânea, além de algumas formas de obtê-la. Mas como se dá, de fato, uma estratégia para alcançar esse objetivo? Veja alguns passos a seguir:

Seja interessante para a mídia

Os veículos de mídia não farão notícias sobre a sua empresa se ela não for interessante. Afinal, eles não estão fazendo favores e sim uma troca: enquanto a sua instituição ganha reputação e espaço na mídia, o jornalista consegue uma boa pauta para atrair muitos visitantes para o jornal ou revista.

Mantenha-se atualizado

O negócio, bem como a sua assessoria de imprensa, precisa estar inteirado sobre os assuntos que são tendência. Dessa maneira, esses assuntos que já estão em alta podem servir de gancho para divulgar algum produto, serviço ou iniciativa da sua empresa que tenha a ver com o tema.

Faça estudos e pesquisas

Outra maneira de conseguir oferecer pautas interessantes para os jornalistas é produzindo pesquisas e estudos sobre a sua área de atuação. Você pode, por exemplo, fazer um estudo sobre como o produto ou serviço está impactando a vida dos seus clientes.

Quais os impactos da mídia espontânea na reputação da instituição?

Apesar de a mídia espontânea ser buscada pelas empresas que investem em assessoria de imprensa, algumas organizações podem ficar receosas sobre como esse tipo de exposição pode afetar positivamente a reputação.


Oferece tráfego orgânico para o site da empresa

Um dos pontos positivos de investir no ganho de mídia espontânea é conseguir tráfego orgânico para o site e redes sociais da instituição. Afinal, com a divulgação positiva oferecida, as pessoas podem se interessar pela organização e buscar saber mais sobre ela.

Auxilia no gerenciamento de crise

Não adianta pensar na sua reputação apenas quando ocorre uma crise. A imagem do seu negócio precisa ser trabalhada diariamente, e isso é possível quando ela está, com frequência, sendo citada pela mídia de maneira positiva.

Faz com que a empresa seja mais confiável

As instituições citadas em veículos de comunicação considerados confiáveis também são vistas dessa forma pelo público. Essa é uma forma de mostrar para seus futuros consumidores que eles podem confiar nos seus produtos e serviços.


Resumindo: para conseguir mídia espontânea, é necessário ser interessante para os veículos de comunicação, manter-se atualizado nas notícias e fazer estudos e pesquisas que possam ser divulgados por esses canais.


Dessa forma, entendendo quais são os exemplos de mídia espontânea, quais as melhores maneiras de conquistá-la e a sua importância para a reputação de uma marca, você pode apostar nessa ferramenta para ampliar a imagem da sua organização.


E se quiser receber em sua caixa de entrada outros conteúdos interessantes como este, assine a nossa newsletter!


7 visualizações0 comentário