• engajesite

3 dicas de sucesso para sua estratégia de comunicação

Atualizado: 28 de jul.



Você sabe qual o papel estratégico da comunicação nas organizações? A elaboração de um plano estratégico de comunicação permitirá que a sua marca tenha um melhor relacionamento com seus clientes, por isso, é importante criar uma estratégia que melhor se adapte ao seu público e às necessidades da sua organização.


Neste artigo, explicamos como elaborar uma análise estratégica de comunicação de mercado eficiente, além de listarmos alguns exemplos para você poder se inspirar e adaptar à realidade da sua marca.


Vamos lá?

Como elaborar uma estratégia de comunicação?

Antes de falarmos sobre os modelos de planos estratégicos de comunicação que você pode utilizar com sua marca, mostraremos como elaborar uma estratégia de comunicação. Dessa maneira, você poderá criar um modelo que melhor se adapte às necessidades da sua empresa e do seu público.

Defina seu objetivo

O primeiro passo é definir qual será o objetivo da sua estratégia de comunicação. Em geral, esse objetivo pode ser definido em dois grandes grupos: reforçar a identidade da sua marca ou divulgar o lançamento de um novo produto/serviço criado pela sua instituição.


Uma maneira de facilitar a escolha do seu objetivo é pensar nos problemas que o seu negócio está enfrentando atualmente, relacionados à comunicação com o público, e o que pode ser melhorado para mudar essa perspectiva mais negativa.

Escolha quem será o foco da estratégia

Além do objetivo, é interessante definir quem será o público-alvo dessa estratégia. Muitas organizações já trabalham com personas, ou seja, personagens semifictícios que buscam personificar o público daquela empresa em uma pessoa só, facilitando a criação e análise das estratégias de comunicação elaboradas.


É normal que organizações maiores ou que ofereçam uma variedade de produtos ou serviços tenham mais de uma persona. Porém, é necessário definir, conforme os objetivos elencados anteriormente, qual segmento do seu público-alvo será o foco dessa nova estratégia de comunicação.

Defina os canais de comunicação que serão utilizados

Outra decisão importante para elaborar o plano de comunicação da sua instituição é escolher os canais de comunicação que serão utilizados nesse projeto. Aqui, vale a pena investir naqueles que seu público mais utiliza (principalmente a persona que você escolheu do tópico anterior).


Também é interessante lembrar que cada canal de comunicação pode necessitar de uma abordagem diferenciada, por exemplo: o modo como a organização poderá criar vídeos para o YouTube não será o mesmo para a criação de fotos ou stories para o Instagram.

Faça testes

Só conseguiremos saber se a sua estratégia de comunicação será eficiente se pudermos vê-la em prática, Por isso, é importante investir em testes para termos uma ideia dos seus efeitos.


Dessa forma, será possível avaliar se ocorrerão ruídos nas entregas das mensagens ou escolhas erradas dos canais de comunicação que serão trabalhados. Quanto mais cedo chegarem a esses detalhes, maiores serão as chances de sucesso.

Quais as principais referências de estratégias de comunicação?

Agora que você já conhece as principais etapas para criar um bom plano de comunicação para sua empresa, está na hora de conferir uma boa estratégia de comunicação para você seguir ou se inspirar para obter melhores resultados na comunicação entre o seu negócio e o seu público-alvo.

  1. Reposicionamento de marca

O reposicionamento de marca, também conhecido como rebranding, é uma estratégia na qual a organização muda sua postura ou posicionamento visando a um melhor alinhamento para com seu público.


Alguns gestores podem acreditar que o reposicionamento de marca só é fundamental durante o momento de crise de imagem da instituicao, entretanto, existem diversas outras situações em que o rebranding pode ser interessante, como a diminuição do número de vendas, identificação de oportunidades de expansão da empresa, mudanças de estratégia entre outras.

  1. Fortalecimento de autoridade

Já o fortalecimento de marca é uma estratégia de comunicação que visa, justamente, a reforçar os posicionamentos ideais e direcionamentos atuais do negócio, buscando alcançar um público maior ou ter mais proximidade e engajamento com os usuários e clientes atuais.


Uma maneira de fortalecer a sua marca é com uma estratégia de marketing de conteudo de qualidade e constante nas redes sociais. Dessa maneira, você fará com que sua marca seja sempre lembrada pelos usuários da Internet, “fixando-a” em suas mentes mais facilmente.

  1. Inserção em um novo nicho de mercado

Se a sua instituição está investindo em explorar novas áreas em seu mercado de trabalho, também é interessante que ela tenha uma estratégia de comunicação especial para esse grande passo.


É essencial estudar muito bem esse novo nicho, buscando entender qual o seu público, o que eles esperam da sua marca e, principalmente, os produtos e serviços que você oferecerá para eles.

Como uma agência de comunicação integrada pode ajudar nessa missão?

A Engaje é uma agência de comunicação integrada que auxiliará no fortalecimento da marca da sua organização, tanto internamente quanto externamente. Como consequência, você conseguirá estabelecer uma cultura forte e, dessa forma, atrair e reter clientes.

Estratégia de comunicação mais assertiva

Além disso, as suas estratégias de comunicação, como as que citamos ao longo deste texto, serão efetuadas de maneira mais inteligente e assertiva, pois você contará com profissionais altamente capacitados.


Maior integração entre equipes

Outra vantagem de investir em uma agência de comunicação integrada é proporcionar uma maior integração entre as equipes interna e externa, visto que esse tipo de comunicacao empresarial também precisa ser aprimorado.

Otimização de recursos

Por último, mas não menos necessário, ajudaremos o seu negócio a otimizar recursos. Ao investir em uma plataforma omnichannel, por exemplo, você pode trabalhar a comunicação de diversos canais em um só lugar.


E então? Conseguiu entender quais são os melhores modelos de plano estratégico de comunicação para a sua empresa? É importante que você crie ou escolha aquele que mais faça sentido para os objetivos e metas da organização neste momento.


Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar voce a ter um plano estrategico de comunicacao efetivo personalizado e direcionado para as suas necessidades internas e externas


15 visualizações0 comentário