top of page
  • engajesite

Siga estes 3 passos para melhorar a comunicação interna da sua empresa!


Conforme a pesquisa Tendências em Comunicação Interna efetuada pela Ação Integrada em parceria com a Aberje, 88% dos CEOs valorizam a comunicação interna nas empresas. Você está entre eles?


Neste post, falaremos sobre como se dá a comunicação interna nas empresas, qual a importância do marketing interno e como engajar a equipe corretamente para melhorar a relação entre ela e a organização. Vamos lá?

Comunicação interna nas empresas

Antes de você entender como é possível melhorar a comunicação interna da sua empresa, é importante entender o que, de fato, ela é. Afinal, não conseguimos melhorar algo se nem sabemos exatamente como funciona.


A comunicação interna é uma ferramenta que compreende as interações feitas entre os funcionários dos mais diversos setores da empresa ou de um setor específico. A ideia é facilitar o compartilhamento de informações.


Esse tipo de comunicação se dá de duas formas: horizontalmente, entre colaboradores de mesmo nível hierárquico, por exemplo, e verticalmente, entre o líder ou gestor e o restante da equipe.


Os assuntos que podem envolver a comunicação interna são muitos, indo desde o repasse dos valores, missão e objetivos da empresa até assuntos mais específicos, como compartilhamento de um feedback, análise de metas etc.

A importância do marketing interno

Talvez, você não tenha notado, mas investir no engajamento da equipe é uma ótima maneira de fazer um bom marketing interno da sua empresa. Muitas pessoas acreditam que marketing é algo só para clientes e sócios, porém é importante ter os seus próprios colaboradores como “público-alvo” nessa estratégia.


Investir no marketing interno faz com que seu colaborador se sinta mais valorizado, pois percebe que está buscando transformar o ambiente em algo melhor para ele, atendendo as suas necessidades e expectativas.


Outra grande vantagem de ter uma boa comunicação interna é fazer com que seus colaboradores se mantenham por mais tempo trabalhando na empresa. A verdade é que pode ser muito custoso em tempo e dinheiro precisar, constantemente, treinar e contratar novos funcionários.


Além disso, a cultura organizacional será reforçada, já que a equipe estará mais unida e com uma melhor comunicação. Isso ajudará tanto no próprio trabalho interno quanto para reforçar a imagem positiva da empresa.

Como engajar a equipe

Até aqui, você entendeu o que é a comunicação interna e como investir no marketing interno pode trazer diversos benefícios para sua empresa e para sua própria equipe. Agora, confira algumas dicas de como deixar os seus colaboradores mais engajados.


  • Crie planos de desenvolvimento profissional;

  • Tenha metas claras;

  • Ensine a cultura da empresa.


Veja, a seguir, como colocar cada uma dessas dicas em prática:

  1. Crie planos de desenvolvimento profissional

Para que a equipe se sinta motivada a engajar mais, é preciso incentivo, certo? Por isso, crie um plano de desenvolvimento de carreira ou outra maneira de recompensar os colaboradores por se tornarem mais presentes na comunicação interna da organização.

  1. Tenha metas claras

Também é preciso deixar bem claro para os seus colaboradores o que a empresa espera deles. Para tal, é preciso definir metas e deixar esses objetivos bem claros para a sua equipe.

  1. Ensine a cultura da empresa

Falar e ensinar constantemente a cultura da empresa também ajudará a reforçar esses valores em alinhamento com a missão institucional, fazendo com que as práticas vivenciadas no dia a dia da organização estejam repletas de sentido.

As vantagens de contar com uma equipe engajada

Ter um quadro de colaboradores com um alto nível de engajamento pode trazer benefícios para a empresa, muito além do que melhorar a imagem da organização e deixar a sua equipe mais feliz. Veja, a seguir, outras vantagens de se investir nesse aspecto interno:


  • O retorno financeiro aumenta;

  • A produtividade cresce;

  • A empresa se volta para a inovação.

O retorno financeiro aumenta

Sim, uma equipe engajada dá mais dinheiro. Isso acontece porque os seus índices melhoram, as metas são batidas com mais facilidade e os colaboradores se sentem mais confortáveis em apresentar ideias inovadoras e que ofereçam lucro.

A produtividade cresce

A produtividade também cresce consideravelmente, já que os colaboradores conseguem entender mais facilmente quais são as suas tarefas na empresa, além de se sentirem confortáveis para trabalhar em equipe.

A empresa se volta para a inovação

Se a sua empresa conta com colaboradores antenados com as novidades do mercado, é provável que eles estejam só esperando a oportunidade certa para propor ideias que levarão a organização para um caminho mais inovador e de sucesso.

Como uma equipe engajada reflete na imagem da empresa

Você sabia que uma equipe engajada não oferece benefícios apenas internamente? A imagem da sua empresa também pode ser bastante beneficiada, o que é ótimo para quem quer causar uma boa impressão para futuros talentos que serão contratados ou, até mesmo, entre os clientes e público.


Isso acontece porque os próprios colaboradores começam a fazer um marketing positivo da sua empresa para outras pessoas, indicam bons profissionais para trabalharem com eles e falam bem dos seus produtos e serviços para quem os conhece.


Além disso, o público, consequentemente, percebe o investimento que está sendo feito para que o seu ambiente de trabalho seja o mais harmônico, engajado e unido possível, e esse carinho com a equipe acaba sendo um ponto muito positivo para aqueles consumidores que buscam empresas responsáveis e conscientes.


Assim, é importante que você sempre garanta que o seu público externo e seu público interno tenham as suas necessidades atendidas em relação ao que você oferece a cada um deles, e isso, consequentemente, fará com que mais pessoas tenham uma boa impressão do trabalho realizado pela empresa.


Resumindo: criar planos de desenvolvimento profissional, ter metas claras e ensinar a cultura da empresa auxiliam no engajamento da equipe e melhoram a comunicação interna da empresa.


E então? Conseguiu entender como você pode engajar a sua equipe interna? Melhorando a sua comunicação interna, será possível ter uma equipe mais unida, produtiva e, ainda, melhorar a imagem da sua organização.

Além de investir no endomarketing, existem outras maneiras de construir uma imagem institucional positiva da sua empresa. Quer saber como? Então, confira este outro post em nosso blog!

Como construir a imagem institucional da sua empresa?


11 visualizações0 comentário
bottom of page