• engajesite

Conheça os 5 benefícios do media training para a empresa!



Apesar de a comunicação corporativa ser importante, nem todos conseguem fazer isso de maneira correta e eficiente. Para evitar arranhões na reputação da empresa, muitas organizações investem no media training.


Neste post, você conhecerá as principais vantagens de investir no media training, uma vez que permitirá aos colaboradores uma melhor comunicação dentro da empresa e fora dela.


1. Facilidade de articulação


A primeira vantagem do media training é a própria capacidade do trabalhador de se comunicar. Nesse treinamento, ele entenderá como passar informações de maneira clara e efetiva. Somente o porta-voz bem treinado é capaz de transformar cada oportunidade da empresa de se comunicar com um grande público em uma ação eficiente para a transmissão das mensagens mais importantes que a empresa precisa que sejam compreendidas pelo mesmo.


Diante disso, ele começará a se sentir mais confiante não só para falar com a imprensa ou outros meios de comunicação das empresas, mas também no seu próprio dia a dia.


Até mesmo a sua vida pessoal será aprimorada, já que ele também conseguirá se comunicar melhor com seus amigos e familiares, tornando situações que antes poderiam ser problemáticas em desfechos mais simples e amigáveis.


Por isso, é interessante que o media training seja expandido mesmo para aqueles funcionários que não tenham a pretensão de falar com os públicos externos da empresa, mas que podem ter melhorias no seu desenvolvimento interno.


2. Organização do discurso


Outro benefício claro do media training é a capacidade do funcionário de organizar o seu discurso. Ele passa a entender como se dá a dinâmica de uma entrevista e como deve se portar em cada uma delas.


Essa é uma etapa importante, por isso, muitos colaboradores precisam ter um certo tempo para ensaiar o que irão falar durante a entrevista e os prováveis assuntos que poderão surgir.


Dessa maneira, o trabalhador se sentirá mais calmo e preparado, e mesmo que ocorra algum imprevisto, como o surgimento de um assunto que não foi previsto, ele conseguirá contornar a situação a favor da empresa.


É preciso trabalhar muito bem o seu autocontrole e sua previsibilidade. É interessante, por exemplo, pesquisar o que a mídia e as pessoas estão falando da empresa como uma maneira de se proteger contra polêmicas.


Leia também



3. Maior credibilidade


A depender de como o seu porta-voz se sairá nas entrevistas ou outros eventos, esse preparo extra se converterá em credibilidade para a empresa. Os meios de comunicação perceberão que a empresa está preparada para se portar frente às polêmicas e dúvidas do público, mostrando boa desenvoltura, comunicação clara e confiante.


Isso também será repassado para o público geral e clientes da marca, que passarão a ter mais respeito e, até mesmo, começarão a consumir mais da empresa, justamente pela confiança que ela passa.


Além disso, os meios de comunicação podem ver esse bom desempenho como uma oportunidade para que a organização seja cada vez mais requisitada em mais entrevistas e eventos.


Essa boa e frequente imagem online pode fazer muito bem para a reputação da marca, deixando com que ela seja mais presente na mídia e, consequentemente, na vida e na mente das pessoas.


4. Melhor controle emocional


Como explicamos, o media training oferece benefícios para o próprio funcionário. Além da confiança, ele também conseguirá ter um melhor controle emocional durante as entrevistas, uma vez que poderão aparecer assuntos mais delicados com relação à empresa.


Caso o entrevistador ou o público percebam qualquer sinal de desconforto, medo ou insegurança, o assunto poderá ser focado durante a entrevista, o que não será bom para a empresa.


Ao mesmo tempo que o entrevistador não deve demonstrar nenhum tipo de “fraqueza”, a agressividade também não deve ser incentivada. Respostas ríspidas ou grosseiras podem fazer com que a tréplica seja ainda pior, desestabilizando o porta-voz.


Quando o funcionário consegue se manter empático e tranquilo, a entrevista se dá de maneira benéfica para a empresa, ao mesmo tempo que essa serenidade e confiança se reflete em quem assiste ao evento.


5. Melhor relacionamento com o público


O modo como a sua empresa se comporta nas entrevistas faz com que o público tenha uma imagem melhorada ou prejudicada da sua organização, logo, é importante que ela passe uma boa impressão, principalmente para media training de crise.


Além disso, a frequente presença da empresa na mídia (de maneira positiva) ajuda a organização e a se estabelecer no mercado, além de expandi-la para um público que ainda não a conhece a fundo.


Entrevistas para grandes canais de mídia como televisão ou rádio podem abrir muitas portas, uma vez que nem todas as pessoas contam com acesso à internet, fazendo com que esses outros canais sejam a sua principal fonte de informação.


Também é importante levar essa oportunidade de aparição pública como uma maneira de ter mais um canal de comunicação com o seu público, uma vez que as perguntas são pautadas levando-se em conta os assuntos mais interessantes e requisitados por essas pessoas.


E então? Conseguiu entender quais os benefícios do media training para a sua empresa? É interessante começar a criar estratégias para implementá-lo na sua empresa e já começar a crescer a reputação da sua organização!


Gostou do texto? Então, assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail!




14 visualizações0 comentário