• engajesite

Entenda como o Metaverso pode impactar os negócios


De acordo com um estudo da McKinsey, o Metaverso pode ter um mercado de US$ 5 trilhões até 2030. Atualmente, já é possível perceber que esse é um mercado bastante promissor e que pode trazer benefícios para a sua empresa.


Neste post, listamos algumas das maneiras pelas quais o Metaversopode impactar os negócios da sua organização positivamente e, por isso, vale a pena pensar em formas de aproveitar esse momento de transformação.

Quer conferir tudo isso? Então continue a leitura!

O que é Metaverso e como funciona?

O Metaverso é um mundo digital que combina diferentes tecnologias e aspectos para proporcionar experiências diferenciadas aos usuários, como maneiras novas de investir, ganhar dinheiro, otimizar o trabalho remoto, entre outras atividades que podem ser feitas nos variados mundos existentes.


É importante saber que não existe uma “entrada” para o Metaverso, pois ele atua de maneira descentralizada. Assim, você deve saber quais sites e plataformas quer visitar, como é feito com as plataformas para reuniões online.

Como o Metaverso pode impactar o seu negócio?

Veja, a seguir, de quais formas o Metaverso pode fazer uma transformação digital nas empresas:


  • Grandes mudanças econômicas;

  • Novo modo de trabalhar;

  • Ampliação de possibilidades;

  • Aumento da conexão com o público;

  • Facilidade no ganho de reputação.


Saiba mais sobre cada uma dessas mudanças a seguir.

Grandes mudanças econômicas

Um dos principais impactos que o Metaverso promete causar, além do posicionamento da marca, é na área econômica. Isso pode acontecer porque muitas instituições podem migrar totalmente para esse novo universo, transitando entre o mundo real e o digital.


Isso pode afetar consideravelmente o modo como a economia mundial funciona, visto que a comercialização no Metaverso pode se dar por meio das criptomoedas, além de não existirem barreiras geográficas como nas empresas do mundo real.


Além disso, muitos mercados e instituições que já existem atualmente poderão se beneficiar dessa tecnologia, como as organizações que vendem computadores ou óculos de realidade virtual, uma vez que são itens praticamente obrigatórios para adentrar nesse universo.

Novo modo de trabalhar

Durante o período da pandemia, foi possível perceber um crescimento expressivo de organizações que adotaram o home office. Apesar de muitas empresas já terem voltado para o híbrido ou presencial, saiba que é possível fazer com que a sua empresa opere dentro desse novo mundo.


No Metaverso, é possível criar salas de reuniões, em que os colaboradores podem entrar com seus avatares digitais e ministrarem uma conversa como se estivessem em um mesmo ambiente, quando, na verdade, estão em diferentes regiões do país ou do mundo.


Dessa maneira, será necessário pensar em uma nova estratégia de gestão que consiga adaptar essa nova realidade da sua equipe, afinal, também é importante garantir uma boa reputação interna.


Também é válido pensar em planos que ajudem a melhorar a comunicação e a interação entre os colaboradores da instituição no Metaverso, além de maneiras de facilitar as atividades de cada um durante o trabalho.

Ampliação de possibilidades

É esperado que novos mercados surjam e que possam ser aproveitados pelas organizações, por exemplo, a possibilidade de oferecer produtos e serviços para pessoas de qualquer lugar do mundo com maior facilidade.


Por meio da realidade virtual (uma das bases do Metaverso), a marca e seu público conseguirão ter uma interação maior. Por exemplo: é possível criar um ambiente que simula uma loja com produtos exclusivos para os usuários que entrarem nesse universo.


A interação entre o mundo real e o virtual também pode ser aprimorada. Utilizando ferramentas de Realidade Aumentada, é possível que o usuário possa simular como o móvel ficaria em sua sala antes de comprá-lo.


Além disso, o Metaverso também amplia as possibilidades de garantir uma imagem positiva para sua organização, por meio de estratégias que aumentem a conexão com o público, o que reforça os valores positivos da sua marca.

Aumento da conexão com o público

Apostar no Metaverso é uma estratégia inteligente de quem quer formar uma gestão de empresa com foco na maior conexão com seu público. Isso porque, a necessidade das pessoas com relação às marcas já vem sofrendo alterações há algum tempo.


Se antes apenas criar um bom produto ou serviço bastava, agora é necessário investir de maneira a fazer com que as organizações se mostrem um lugar seguro, em que a pessoa se sinta parte daquele local e dos valores compartilhados pela instituição.


A prova social também tem gerado cada vez mais espaço, por meio de influenciadores e artistas. Se uma pessoa a qual o seu público tem admiração se mostra utilizando os serviços e produtos da sua empresa, será muito mais fácil fazer com que ela também se torne um consumidor.


Tanto a proximidade do consumidor em seu ambiente quanto o trabalho com influenciadores digitais podem ser utilizados no Metaverso. Inclusive, já existem personalidades criadas especificamente para atuar neste novo mundo.

Facilidade no ganho de reputação

Ganhar reputação por meio do Metaverso é uma maneira de garantir uma imagem forte do seu negócio de maneira geral, bem como consolidar a sua atuação dentro deste novo mercado.


Por conta das diferentes tecnologias envolvidas no Metaverso, como Realidade Aumentada, Realidade Virtual e experiências imersivas, as organizações poderão quebrar a barreira da distância, conseguindo se manter próximas, gerando conexão com o público, mesmo que eles não estejam em uma loja.


A ideia é que as organizações criem comunidades próprias nos ambientes digitais nos quais a instituição e o público (e até mesmo os consumidores entre si), possam fazer trocas e conviverem.


Outra estratégia é apostar no chamado phygital, que seria uma união entre os mundos virtual e real. As áreas de atendimento, vendas, conteúdo, entre outras, poderão oferecer experiências e facilidades para os usuários nos dois locais.


Resumindo: o Metaverso pode impactar os negócios, pois trará grandes mudanças econômicas, criará um novo modo de se trabalhar, ampliará possibilidades em diversas áreas, além de aumentar a conexão com o público e o ganho de reputação.


Dessa forma, entendendo como o Metaverso pode impactar os seus negócios, você já poderá começar a pensar em estratégias em como utilizar essa tecnologia em benefício da reputação e imagem da sua organização.

10 visualizações0 comentário