Importância da reputação digital como diferencial competitivo


A reputação digital vem se tornando cada vez mais importante e presente nas estratégias de assessoria de imprensa, uma vez que é muito difícil encontrar uma organização ou marca na qual seu público não esteja na internet.


Neste post, explicaremos qual a importância de ter uma reputação no digital, como utilizá-la como diferencial competitivo e quais barreiras para superar a concorrência que podem ser utilizadas pela sua marca.

Quer conferir tudo isso? Então continue a leitura!

A importância de ter uma reputação digital

Um dos motivos para investir na reputação digital, já revelamos na introdução: o seu público está na internet, então você precisa trabalhar a imagem da sua marca justamente onde ela será vista.


Porém, essa não é a única razão:


  • Melhora a experiência do usuário;

  • Atrai clientes;

  • Atesta a qualidade dos seus produtos e serviços;

  • Influencia a decisão de compra do consumidor.


Veja mais sobre isso a seguir:

Melhora a experiência do usuário

A base da reputação digital é um relacionamento que a marca tem com seus clientes. A maneira como a empresa se comunica com um público nas redes sociais, além do modo como as críticas são respondidas, faz toda diferença para garantir uma boa reputação.

Atrai clientes

Um negócio que oferece uma boa experiência do usuário, consequentemente acaba sendo bem-visto também pelas pessoas que ainda não se tornaram clientes, mas pretendem virar consumidores da sua marca muito em breve.

Atesta a qualidade dos seus produtos e serviços

Algo muito interessante sobre a internet é que ela permite que pessoas que usufruíram de algum produto ou serviço de uma organização possam facilmente expor o seu feedback para outras pessoas.


Um dos gatilhos mentais mais poderosos é o da prova social, ou seja: se um usuário perceber que outras pessoas estão dando feedbacks positivos sobre a sua empresa, ele se inclinará mais facilmente a se tornar um cliente também.

Influencia a decisão de compra do consumidor

De acordo com o Serasa Experian, em 2021, ocorreram cerca de 4,1 milhões de movimentações suspeitas e ataques digitais. Por conta disso, a reputação é um fator decisivo para quem quer fazer compras online.


E para adquirir esse diferencial, não tem erro: é preciso investir na marca da sua instituição na internet, além de fazer com que seus atuais clientes distribuam feedbacks positivos sobre a sua organização.

O que é a reputação digital?

Para que você realmente entenda a importância da reputação digital, é importante saber exatamente o que ela é. A reputação digital funciona da mesma maneira que a reputação tradicional: se refere à percepção das pessoas sobre a sua marca.


Nesse caso, estamos falando mais especificamente da imagem que o seu negócio passa na internet, seja por meio da sua comunicação nas redes sociais ou pelas notícias que saem sobre ela nos veículos de imprensa digital.


É importante ter ciência de que a reputação digital depende de fatores que podem ou não ser controlados pela organização. A marca pode controlar o tom de voz utilizado em suas publicações na internet, mas não consegue controlar os comentários das pessoas relacionados à sua marca nas redes sociais.


Entretanto, isso não significa que os fatores internos não podem indiretamente direcionar uma percepção externa positiva da sua empresa. Porém, é importante fazer muitas pesquisas e investir em estratégias efetivas.

Use a reputação digital como diferencial competitivo

A reputação digital não é benéfica apenas para atrair consumidores ou fidelizar clientes, como também é um ótimo diferencial competitivo da concorrência, conseguindo trazer aqueles consumidores indecisos para sua marca.


Conforme a pesquisa feita pelo Capterra, 69% das pessoas preferem tomar sua decisão de compra por meio da opinião de outros usuários que viram ou usaram aquele produto ou serviço em vez de confiar na opinião de especialistas.


Por isso, as organizações que contam com uma boa reputação online, geralmente apresentam diversos feedbacks positivos sobre a sua atuação e, por isso, podem fechar mais vendas do que aquelas que apresentem outros atrativos.


Afinal, mesmo que a concorrência apresente um preço mais em conta, o consumidor quer ter a certeza de adquirir um produto ou serviço que realmente atenda às suas necessidades e resolva suas dores.

Quais são os outros benefícios da reputação digital?

Além do que já falamos até agora, a reputação digital ainda oferece diversos outros benefícios para marcas que apostam nela como uma maneira de fortalecer a imagem de seu negócio na internet.


  • Melhorar o rankeamento do Google;

  • É mais barata do que a reputação tradicional;

  • Viabiliza novas parcerias.


Quer saber mais sobre isso? Então continue a leitura!

Melhora o rankeamento do Google

Você sabia que um dos fatores de rankeamento do Google é justamente a reputação e o quão confiável aquela instituição é? Se um negócio apresenta uma boa reputação, será mais fácil para que ele consiga melhores posições no Google para suas respectivas páginas e blogposts.

É mais barata do que a reputação tradicional

Ter uma boa reputação digital também pode ser mais barato do que melhorar a sua imagem por meio da mídia tradicional como jornais ou revistas, uma vez que o valor para fazer anúncios é diferenciado e mais em conta.

Viabiliza novas parcerias

Uma boa imagem nas redes sociais não traz benefícios apenas na aquisição de novos clientes como também facilita a realização de novas parcerias e até mesmo na contratação de novos colaboradores.

Barreiras para a concorrência

Até aqui, você entendeu o que é reputação digital, qual a sua importância e como ela pode ser utilizada como diferencial competitivo. Porém, é importante se atentar a um detalhe muito importante: o seu concorrente muito provavelmente também tem investido e conquistado reputação digital.


Afinal, todo mundo está na internet e essa tecnologia ampliou o campo de atuação no qual as organizações podem estar. Dessa maneira, uma empresa com sede no interior de Minas Gerais consegue realizar vendas para todo país, por exemplo.


Por isso, apenas ter uma boa reputação não é o suficiente: é importante contar com um diferencial e promover experiências únicas aos usuários para que eles realmente consigam se encantar pela sua instituição.


Ao fazer isso, você não apenas conseguirá melhorar a imagem da sua organização como também conseguirá melhorar a taxa de conversão dos usuários e pessoas que acompanham seus conteúdos na internet em clientes e defensores da sua marca.

O que o concorrente tem a me ensinar sobre reputação digital?

Acredite: analisar a concorrência é uma maneira eficiente de conhecer sobre o seu próprio mercado e até mesmo sobre o seu público. Será possível entender o que está dando certo e o que está dando errado na sua área, considerando os seus resultados e os dos concorrentes.


Além disso, você poderá entender quais são os diferenciais oferecidos pelas outras empresas do seu segmento que estão atraindo a atenção dos consumidores. Ao mesmo tempo, você também poderá identificar as principais reclamações e como corrigi-las, sejam do produto ou serviço oferecido pela sua marca.


Outra vantagem é que a análise da concorrência permite que você tome decisões mais efetivas com relação a sua própria instituição, justamente porque terá uma ideia do que pode ou não dar certo com seu público ou com o mercado em que você atua.


Também é interessante considerar que a análise da concorrência não precisa ser feita apenas de maneira externa: entender como as instituições estão se organizando internamente permite com que você consiga analisar falhas e oportunidades para melhorar a relação da instituição com a equipe, bem como a realização dos processos internos.


Resumindo: a reputação digital pode ser um diferencial competitivo, uma vez que para alcançá-la, o negócio deverá investir na experiência do cliente para coletar feedbacks positivos nas redes.


E então? Conseguiu entender qual a importância da reputação digital e como ela pode ser um grande diferencial competitivo para sua organização? Agora, você está pronto para começar a criar as primeiras estratégias para melhorar a imagem do seu negócio na internet.


A Engaje! é uma agência de comunicação integrada que pode te ajudar a ter uma reputação digital sólida e eficiente! Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!


4 visualizações0 comentário