• engajesite

A importância da comunicação corporativa nos dias atuais

Atualizado: 28 de jul.



Você já deve ter ouvido falar que a comunicacao é sempre a base dos relacionamentos, mas isso não se limita apenas aos amorosos: no meio corporativo, ela é muito importante para o sucesso da empresa.


Neste post, você entenderá o que é comunicação corporativa, como ela se dava no passado, como ela deve estar atualmente e qual a sua importância para o sucesso interno e externo de uma empresa. Vamos lá?

Como era a comunicação no passado?

Antigamente, a comunicação era bem precária: as empresas, comumente, seguiam uma hierarquia bem definida, em que os profissionais dos cargos mais altos davam as ordens e o restante da equipe obedecia, sem ter uma grande participação no processo.

Falta de comunicação


Além disso, mesmo a comunicação entre os diferentes setores da empresa não acontecia, fazendo com que chances de compartilhamento de informações ou repasse de erros fossem perdidos.

Concentração da comunicação

Além disso, trabalho remoto como o feito atualmente não seria possível, já que a comunicação, mesmo pouca, dava-se, primariamente, no ambiente empresarial, visto que também não existiam tecnologias que permitissem essa nova forma de trabalhar, como redes sociais ou o próprio celular.

Falta de diversidade

Também não era comum encontrar diversidade de ideias nas empresas, visto que eram os líderes quem detinham as ideias e as palavras finais de um projeto. Além disso, os funcionários não eram incentivados, mas quase ameaçados a serem produtivos.

Como ela se dá atualmente?

Atualmente, a comunicação empresarial se dá de maneira bem diferente. A comunicação deixou de ser centralizada, permitindo que outros setores e cargos participem ativamente das decisões da empresa.

Descentralização da comunicação

A comunicação interna é algo que não está mais preso a uma área da empresa. Os setores conseguem ter mais liberdade de troca de informações e, assim, encontrar falhas e oportunidades de crescimento mais rapidamente.

Incentivo à diversidade

Como dito antes, as equipes passaram a ter mais confiança e voz na empresa. Muitas vezes, os líderes tinham uma visão limitada sobre a própria gestao ou de setores específicos. Agora, eles podem contar com outras visões para melhorar a sua tomada de decisão.

Uso de tecnologias

As tecnologias também se tornaram bem mais eficientes: agora, existem empresas com funcionários em diferentes locais do mundo, o que não prejudica a comunicação interna da empresa.

27 visualizações0 comentário