• engajesite

Até que ponto vale a pena investir na reputação da marca


Você provavelmente já deve saber que a reputação é importante para as marcas que querem crescer e se consolidar em seus respectivos mercados. Mas, até que ponto vale a pena investir nela?


Neste post, abordaremos alguns fatos interessantes sobre esse assunto, explicando até que ponto é interessante investir no ganho de reputação, se a área de Relações Públicas é interessante para as empresas e se ser transparente é uma boa estratégia. Boa leitura!

Investir em Relações Públicas é uma boa ideia?

Você sabe o que é a área de Relações Públicas? Ela é responsável por divulgar, construir e preservar uma boa imagem de uma marca, pessoa ou instituição frente ao seu público externo, ou interno e, assim, consolidar a sua autoridade de domínio em diversas frentes.


A área de Relações Públicas em uma gestão estratégica costuma atuar com outras frentes relacionadas à comunicação da empresa, como assessoria de imprensa, branding, marketing, entre outras. Afinal, é muito importante que todas elas estejam falando uma mesma língua.


Investir nesse setor é uma maneira de melhorar e otimizar as estratégias de comunicação da instituição, uma vez que o profissional dessa área analisa quais são os melhores canais de comunicação que podem ser utilizados, bem como os planos que podem ter uma maior efetividade.


Além disso, um bom serviço de Relações Públicas fará com que a sua imagem no meio digital seja mais positiva, o que consequentemente afetará positivamente a sua reputação nas mídias.

Como utilizar a área de Relações Públicas para melhorar a reputação da sua empresa?

Agora que você entendeu a importância da área de Relações Públicas para a reputação da sua instituição, veja algumas formas de utilizá-la:


  • Gestão de crises;

  • Criação de press release;

  • Otimização do relacionamento com o público.


Veja, a seguir, um pouco mais sobre cada um desses pontos:

Gestão de crises

A área de Relações Públicas pode ajudar consideravelmente o processo de gestão de crises e não apenas quando o problema realmente acontece, mas também atuando de maneira preventiva, visando diminuir os impactos da crise ou acelerando a recuperação da marca.

Criação de press release

Figurinha carimbada na área de assessoria de imprensa, os press releases são ótimas estratégias para melhorar a relação que a sua organização tem com seu público e até mesmo expandí-lo.

Otimização do relacionamento com o público

Investir em relações públicas permitirá que você entenda melhor as necessidades do seu público externo e interno, bem como da própria empresa. Dessa maneira, você conseguirá adaptar a sua comunicação e processos para beneficiar cada um desses agentes.

Vale a pena apostar na transparência?

Quando falamos em reputação e relações públicas, uma pergunta pode vir à mente: será que o ideal é apenas falar o que melhora a experiência do usuário ou é preciso ser sincero com relação aos problemas que o negócio apresenta?


Em um primeiro momento, pode parecer mais vantajoso vender a sua instituição como uma imagem sempre positiva, falando sobre iniciativas, bandeiras e outros aspectos que, apesar de agradar ao seu público, não refletem a realidade da organização.


Mas, isso pode virar um grande problema caso alguma dessas mentiras seja descoberta. Ao invés disso, foque em identificar os problemas e as necessidades do seu público e invista em estratégias para que elas estejam realmente adaptadas para seu negócio e, só dessa forma, incorporadas à imagem da sua empresa.


Além disso, nada impede que a comunicação da sua instituição seja pautada nos diferenciais e pontos positivos que ela atualmente apresenta ou nos processos de mudança que estão sendo feitos.


Por exemplo: se os seus clientes são pessoas engajadas em questões ambientais, mostre o que está sendo feito para substituir as embalagens de seus produtos por materiais recicláveis, por exemplo.


Como ter uma comunicação transparente?

Entenda como nutrir uma comunicação transparente com o seu público:


  • Peça por feedbacks;

  • Treine sua equipe;

  • Não esconda seus erros.


Aprenda, a seguir, como colocar em prática cada uma dessas dicas:

Peça por feedbacks

O primeiro passo para ser transparente com o seu público é pedindo por feedbacks, pois dessa maneira, será possível entender a visão que seus clientes já têm sobre a organização e o que pode ser melhorado nesse sentido.

Treine sua equipe

Uma comunicação transparente não pode ser construída se a sua equipe não estiver preparada para se comunicar corretamente com o seu público. Por isso, o media training se mostra muito necessário nesta estratégia.

Não esconda seus erros

Em situações de crise, negar ou ignorar o problema, apenas vai piorar a sua reputação. A melhor saída é assumir os problemas que ocasionaram a crise reputacional e explicar as medidas que serão tomadas por parte da empresa para resolver o problema.


Afinal, até que ponto vale a pena investir na reputação?

Até aqui, você entendeu que o investimento na reputação é crucial para garantir a boa imagem do seu negócio. Porém, será que existe um limite ou um momento em que esses esforços devem ser cessados?


Bom, a resposta é que: é importante investir SEMPRE na reputação da sua instituição! Muitas organizações acreditam que isso é necessário apenas em momentos de crise, porém, uma estratégia preventiva traz muitos benefícios.


Se a sua organização já conta com uma boa reputação e está constantemente afirmando seus diferenciais, otimizando a comunicação interna e externa, além de mostrar a sua evolução, a gestão de crise será feita de maneira mais “leve”.


Afinal, o seu público já conhece muito bem o negócio, que já contará com inúmeros feedbacks positivos. Então, será mais fácil entender o problema e apoiar a decisão da organização para solucioná-lo.

Como a Engaje! pode te ajudar a melhorar a reputação da sua empresa?

A Engaje! é uma agência de comunicação integrada que cuida da reputação dos seus clientes de maneira inteligente, personalizada e preventiva, garantindo assim o crescimento e a consolidação das suas imagens corporativas.


Apostamos no planejamento estratégico e na cocriação para conseguir entender as necessidades das instituições, suas oportunidades e, atrelado a isso, conseguir construir uma imagem verdadeira e transparente para com o seu público.


Uma das técnicas que mais gostamos de utilizar para garantir uma boa reputação para os nossos clientes é por meio do uso de storytelling.


Contar histórias sobre a marca, sobre seus fundadores ou até mesmo das pessoas que atuam diariamente para fazer os produtos e serviços oferecidos, é uma maneira de gerar proximidade e transparência com o público.


Tudo isso nos permite traçar objetivos que se alinhem às expectativas da gestão de empresa e de como ser vista pelo seu público e pela mídia. É um trabalho contínuo e que necessita da ajuda de todos os envolvidos no negócio, porém, sempre dá bons resultados.


Resumindo: é necessário sempre investir na reputação da sua marca, mesmo que ela não esteja enfrentando crises de imagem. O cuidado preventivo faz toda a diferença nesses momentos e no crescimento da sua instituição.


Conseguiu entender até que ponto vale a pena investir na reputação da marca, como a área de Relações Públicas pode ser interessante para alavancar a imagem da sua organização por meio de uma comunicação transparente e eficiente? Com a Engaje!, sua reputação ajudará a sua marca a se consolidar no mercado.


O que está esperando? Entre em contato conosco agora mesmo!

8 visualizações0 comentário