• engajesite

A era digital nos processos de reputação: o que mudou?


A era digital trouxe inúmeras oportunidades para as empresas, tanto para diversificar os produtos e serviços oferecidos, permitir com que a organização alcance clientes de locais mais distantes, bem como promover o aumento e consolidação da reputação da marca.


Neste post, você entenderá como funciona a reputação na era digital, como ocorreu a transformação digital nas organizações ao longo dos anos e como trabalhar o reconhecimento de marca nessa nova realidade.


Quer conferir tudo isso? Então continue a leitura!

A reputação na era digital

O digital se transformou em um verdadeiro divisor de águas para as organizações em questão de reconhecimento de marca. Atualmente, oferecer produtos e serviços com bom preço e qualidade deixou de ser um diferencial para se tornar uma quase obrigação.


Agora, as instituições devem apostar em garantir uma boa imagem das suas marcas para que, dessa maneira, seja possível ativar e manter o relacionamento do cliente da maneira mais próxima possível.


Além disso, as crises de reputação hoje em dia podem representar um impacto muito maior do que antes, uma vez que as informações acabam sendo transmitidas de maneira muito mais rápida e intensa pela internet.


Dessa forma, trabalhar a reputação de uma empresa não deve ser algo pensado apenas como uma estratégia de gestão de crise e sim como uma atividade constante, visando aproximação do relacionamento entre público e instituição e garantindo um alinhamento de valores e expectativas.

Como ocorreu a transformação digital nas empresas ao longo dos anos

Atualmente, é quase impossível falar sobre gestão de empresa sem abordar a área de tecnologia. Afinal, o processo de transformação digital ocorreu e ainda acontece nas organizações dos mais variados tamanhos e mercados.


Veja, a seguir, algumas etapas que fazem parte desse processo:


  • Estudo de possibilidades;

  • Definição da transformação;

  • Previsão de plataforma de negócios digitais.


Continue a leitura:

Estudo de possibilidades

Um dos primeiros passos para aplicar a transformação digital em uma instituição é entender quais são as possibilidades de tecnologias disponíveis no mercado atualmente e quais fazem mais sentido com os objetivos e necessidades do negócio.

Definição da transformação

Outro ponto crucial é a definição do que realmente a empresa quer transformar internamente, ou seja, qual será o foco da mudança? Aumentar a retenção de ticket médio? Melhorar a experiência digital do cliente? Otimizar sua estrutura?

Previsão de plataforma de negócios digitais

Após definir o objetivo da transformação digital da sua instituição, bem como as tecnologias que podem ser utilizadas, está na hora de estruturar a sua plataforma de negócios digitais por meio da combinação de diferentes elementos que, juntos, oferecerão os resultados esperados.

Os pilares da transformação digital

Além de se preocupar com o que destacamos no tópico anterior, também é importante conhecer os três pilares que formam a transformação digital:


  • Transformação dos modelos de negócio;

  • Experiência do cliente;

  • Processos operacionais.


Continue a leitura!

Transformação dos modelos de negócio

A transformação digital permite com que as empresas possam diminuir a sua burocracia e acelerar os seus processos internos, bem como a própria tomada de decisão pela gestão e líderes.


Isso é possível porque muitas tarefas podem ser automatizadas, como por exemplo, dados coletados por meio das ferramentas tecnológicas ajudam a ter fontes de informação confiáveis sobre os resultados da organização, facilitando a elaboração de estratégias efetivas.

Experiência do cliente

Outro ponto crucial da transformação digital é a experiência do cliente, uma vez que até mesmo os processos internos podem interferir no relacionamento do público com a marca.

Processos operacionais

A transformação digital se dá justamente pela mudança nos processos operacionais das instituições, a qual acontece no dia a dia, seja na descomplicação de processos que antes eram muito burocráticos e demorados, automação de atividades que anteriormente exigiam vários funcionários e muito tempo, entre outros avanços internos.

Futuro e a geração Z

Não podemos falar sobre a era digital sem mencionar a geração Z: os nascidos entre os anos de 1995 e 2010 que passam grande parte da vida (ou até mesmo toda ela) conectados no meio digital.


E não é apenas essa familiaridade com a tecnologia que caracteriza a geração Z: esses são os jovens muito engajados em causas sociais e ambientais, além de buscarem criar relacionamentos com marcas que tenham esse mesmo posicionamento.


Por isso, é muito importante que as empresas comecem a investir em comunicação, bem como em gestão, que não estejam preocupadas apenas com o próprio produto ou serviço, mas que também foquem no cliente e, principalmente, invistam em estratégias para transformar o mundo.


Não podemos esquecer que a opinião pública da geração Z pode ser percebida por meio da internet. Assim, além de estarem presentes nesse meio, as organizações precisam fazer análises constantes sobre o que o seu público está falando na internet, assim como que estão falando da sua própria marca.

Como trabalhar o reconhecimento de marca na era digital

Até aqui, você entendeu um pouco sobre a importância da reputação na era digital e quais são os pilares de uma estratégia de transformação digital eficiente. Agora, saiba como trabalhar o reconhecimento de marca na era digital.


  • Defina os objetivos no digital;

  • Crie uma identidade;

  • Gere autoridade e consciência para a marca.


Continue a leitura!

Defina o posicionamento da sua marca

Na internet, quem não se posiciona, não é lembrado. Porém, isso não significa que as instituições devem emitir uma opinião sobre todos os tópicos. É necessário escolher aqueles que mais fazem sentido com o que seu público acredita, bem como o que é realmente defendido pelo negócio.

Crie uma identidade

Também é muito importante que o seu negócio crie uma identidade, permitindo com que ele mostre para o público interno e externo onde cogita chegar e de qual maneira tornará isso possível.

Gere autoridade e consciência para a marca

Sua instituição tem um perfil EAT (Especialista, Autoridade e Confiável)? Conseguir esse status permitirá que a organização seja vista de maneira mais séria perante o seu público, além de transparecer credibilidade nos produtos e serviços oferecidos por ela.

Aposte no digital branding

Você já ouviu falar no digital branding? Essa é uma técnica em que o gerenciamento de marca é feito em diferentes canais digitais por meio da criação de conteúdo de mídia e relacionamento com o público online.

A importância da comunicação integrada na era digital

A era digital é marcada justamente por uma maior integração em diversos sentidos, então é interessante que a comunicação organizacional também siga esse padrão, principalmente para garantir uma interação uniforme e coerente, tanto para o público interno quanto para o externo.


Adotar a comunicação integrada também auxiliará a prevenir que crises de reputação e de imagem aconteçam relacionadas à empresa, principalmente decorrentes de problemas de falha de comunicação.


Outro ponto em que a comunicação integrada se mostra eficiente no digital é na redução de despesas e de tempo, já que as ações de marketing, assessoria de imprensa e vendas estarão coordenadas e baseadas em dados.


E, com certeza, a mais notável vantagem de adotar a comunicação integrada na era digital é fazer com que a instituição realmente tenha uma personalidade na internet, uma voz. Com isso, será muito mais fácil construir comunidades com seu público e gerar conexão.


Resumindo: a era digital fez com que o público começasse a buscar se relacionar com empresas que tenham valores parecidos com o dele, além de permitir uma aproximação maior entre instituições e consumidores.


Dessa forma, entendendo a importância da reputação na era digital, como ocorreu a transformação digital ao longo dos anos e como trabalhar o reconhecimento na sua empresa nessa nova realidade, você conseguirá alavancar a reputação do seu negócio de maneira efetiva e atualizada.


A Engaje! é referência em comunicação corporativa e ajudará a sua instituição a ganhar reputação e melhorar a sua imagem de maneira assertiva e eficiente! Entre em contato conosco e saiba mais!


3 visualizações0 comentário